sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Percepção do Aqui e Agora X Pensamentos Involuntários Prejudiciais


A boa notícia é que existe uma relação inversa entre Percepção do Aqui e Agora e a ocorrência dos pensamentos involuntários prejudiciais!

A Percepção do Aqui e Agora é como um dimmer (tipo de interruptor que controla a intensidade da luz emitida por lâmpadas): ao aumentarmos a intensidade da “luz” de nossa Percepção, diminuímos proporcionalmente nossos pensamentos poluidores e, portanto, diminuímos também a “escuridão” provocada por eles, não importa em quais “estações de rádio” estejamos acostumados a nos sintonizar! Daí as palavras “Meditação” e “Medicina” terem a mesma raiz!

As melhores prevenções dos infortúnios da vida, as melhores respostas aos desafios da vida e o melhor desenrolar dos acontecimentos da vida ocorrem a partir de um estado de Presença, portanto:

• Quanto mais presentes estivermos, melhor será nosso futuro como um todo!

E, como vivemos em rede, um afetando o outro, podemos também dizer:

• Quanto mais presentes estivermos, melhor será o futuro dos que nos cercam!

A Abrangência do Aqui e Agora

O aqui e agora é tudo o que está acontecendo no exato momento em que estamos e que pode ser captado pela nossa consciência. Ele pode ser externo e interno. O aqui e agora externo é o que está acontecendo fora de nós e que pode ser identificado como sons, cheiros, imagens, tato, sabores... O aqui e agora interno é o que está acontecendo dentro de nosso corpo/mente e que pode ser identificado como sensações corporais (pressão, tensão, formigamento, frio, calor, fome, sede, cansaço, disposição, relaxamento, sensações relacionadas à respiração etc.), emoções/sentimentos/estados de ânimo (medo, tristeza, raiva, angústia, ansiedade, confiança, bem-estar, leveza, serenidade, alegria, felicidade, satisfação, etc., etc.) e pensamentos. Como estar presente é ter uma percepção contínua do aqui e agora tanto interno quanto externo, basta permanecermos atentos a seja lá o que for do aqui e agora para estarmos presentes, desde que não haja pensamentos não conscientizados intercalados com essa percepção.

Isso porque os pensamentos, embora também sejam elementos do aqui e agora, no caso, elementos internos, têm características que os distinguem de todos os outros elementos do aqui e agora: quando os pensamentos surgem, a consciência desaparece quando a consciência surge, os pensamentos desaparece.

O que não acontece com os outros elementos do aqui e agora. Sim, podemos nos conscientizar de pensamentos ocorrendo em nossa mente, mas no momento em que nos conscientizamos, eles não estão mais ali, sendo mais uma memória do que ocorreu do que a própria presença deles.
Outro aspecto importante de nos darmos conta é que os elementos do aqui e agora identificados pela nossa consciência estão em constante mudança. Nesse fluxo, há apenas um ponto que não muda, a própria consciência que capta tudo isso. Sim, a consciência pode estar ausente, mas, quando presente, ela é sempre a mesma.
Dessa maneira, pode haver, por exemplo, tristeza, ansiedade ou qualquer outra emoção ou sensação, mas a consciência que observa cada um desses elementos do aqui e agora é a mesma, sempre neutra, sempre não identificada. Consciência é consciência, e não o que é conscientizado e muito menos os comentários a respeito do que é conscientizado, já que consciência definitivamente não é pensamento. No aflorar da Presença, a separação entre consciência e pensamento é o ponto crucial a ser constatado!

Por - Nisardan...
Bjus... LUiza...

Nenhum comentário:

Postar um comentário