sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Meditação do Coração & Norteamento


Dentre as inúmeras classificações de seres humanos, uma é a que diz que há dois tipos de pessoas:
• As que querem atingir o bem-estar crescente e se mobilizam para atingi-lo.
• As que querem atingir o bem-estar crescente e não se mobilizam para atingi-lo. Nisardan
A Meditação do Coração, de origem Sufi, tem como foco principal o resgate e consciência de onde captamos e irradiamos a nossa luz: nossa essência, nosso centro, nosso eixo interior.
Lá neste centro está a nossa natureza, nossa significância, que nos foi doada por Deus. Aliás, essa essência, segundo o Sufismo, é parte de Deus.
A personalidade é a circunferência, aquilo que é cultivado pela sociedade, que não é dada por Deus. É dada pela educação social, não pela natureza. Estar na periferia deste centro, deste eixo não nos dá condições de atuar na direção do movimento. Qual é o seu norte? Como alcançá-lo?
Encontrar o centro significa, empoderar-se com consciência deste eixo, é a possibilidade verdadeira de dar direção, norte, além da serenidade e paz que lá se encontram, à existência. E, neste espaço, o relaxamento e a lucidez acontecem de forma natural. Surge então um caminhar com foco, um futuro consciente, uma possibilidade de chegada vitoriosa e a superação da ilusão e ansiedade geradas pela distância do centro, da nossa essência.
Na Meditação do Coração, através de exercícios ativos de consciência corporal, flexibilidade, respiração, reorganização celular e alinhamento dos chacras, a conquista é chegar ao eixo, à força do coração e amor incondicional, com dinâmicas de localização existencial e norteamento.
Realizada com estímulos sonoros cuja musicalidade tem uma sintonia absoluta com os ritmos de um coração puro (desintoxicado pela técnica respiratória) e oxigenado com plenitude, alegria, leveza e NORTE (via todas as técnicas de consciência corporal), a Meditação do Coração é indicada para todos que querem atingir o bem-estar crescente e se mobilizam para atingi-lo.
E, é especificamente indicada para todas aquelas pessoas que se sentem sem eixo, comando ou norte. Bons exemplos são:
  • - Basta, não quero mais este filme ou vida; mas não sei como fazer!
  • - Perda de um ente querido;
  • - Chegada de um ente querido;
  • - Fim de uma relação importante;
  • - Início de uma relação importante;
  • - Perda de emprego ou aposentadoria;
  • - Mudanças traumáticas de vida;
  • - Labirintinte e doenças nos membros como pés, pernas, braços e mãos.
O interessante da Meditação do Coração é que os estímulos desta técnica, pelo menos nos primeiros 4 dos 6 estágios, é que não deixam tempo ou espaço para os pensamentos:
- Involuntários Prejudiciais, os grandes vilões da vida humana.
- Voluntários Prejudiciais, que “puxamos” ou provocamos voluntariamente, embora sejam em maior ou menor grau destrutivos.
Entretanto, pela respiração e dinâmicas de consciência corporal com foco no norteamento, ficam em evidência, ou seja, sublimam, os pensamentos:
- Voluntários Necessários, que “puxamos” ou provocamos voluntariamente, importantes em nossa vida para efeito de alguma tomada de decisão, organização ou planejamento: norteamento.
- Involuntários Inspiradores, com soluções, boas orientações e lembranças importantes que surgem em nossa mente.
Ao chegar nos estágios 5 e 6 da Meditação do Coração, o Estar Presente acontece. O coração está oxigenado, a mente encontra-se em estado alterado (alfa), portanto com maior clareza e consciência. Ou seja, o estado meditativo - percepção do Aqui e Agora - está muito próximo de ser tocado, alcançado.
A boa notícia é que existe uma relação inversa entre Percepção do aqui-e-agora e a ocorrência dos pensamentos prejudiciais (voluntários e involuntários).
A Percepção do aqui-e-agora é como um interruptor que controla a intensidade da luz emitida pela lâmpada: ao aumentarmos a intensidade da “luz” de nossa Percepção, diminuímos proporcionalmente nossos pensamentos prejudiciais (da ilusão) e, portanto, diminuímos também a “escuridão” provocada por eles, não importa quais “filmes” estejamos acostumados a “repetir”.
As prevenções dos infortúnios da vida, as melhores respostas aos desafios da vida e a sensação de paz (deixar fluir) diante dos acontecimentos da vida ocorrem a partir de um estado de Presença, portanto:
Quanto mais Presença tivermos, mais claro o NORTE, melhor será nosso futuro como um todo, pois caminharemos para ele com decisão e assertividade.
Com sensação de superação, evolução e paz!
Bjus... LUiza...

Nenhum comentário:

Postar um comentário