quarta-feira, 8 de julho de 2009

Prazeres simples de Verão

Os meses de Verão parecem mais longos no Alentejo do que em qualquer outro lugar. A vindima chegou! Todos os dias vai chegando fruta, um começo calmo e agradável que, certamente, se tornará numa inundação no período mais alto da vindima.

Porque ver as vinhas a crescer e a amadurecer é um processo muito lento, se seguido dia a dia. Porque somos invadidos pela excitação e ansiedade de tentar adivinhar quando começará a vindima, o que gera grande agitação na adega para conseguir que tudo fique pronto a tempo. Porque os alunos das escolas portuguesas desfrutam de mais de três meses intermináveis de férias de Verão, e os seus pais apenas de um mês por ano.

Às longas horas do dia, tórridas e solarengas, seguem-se as noites mágicas de Verão, quando os alentejanos saem das suas casas de grossas paredes caiadas de branco para apreciar a fragrante e balsâmica brisa noturna até às primeiras horas da madrugada. No Verão, em todas as aldeias alentejanas há feiras, movimentadas e concorridas.

Uma escapadela até à fresca costa atlântica é um dos pontos altos dos meses de Verão para todos os alentejanos, quer seja para gozar umas férias prolongadas com a família num apartamento alugado no Algarve, ou apenas para um passeio domingueiro até às praias, mais próximas e menos concorridas. Aqui, as águas são mais frias durante todo o ano e o peixe e o marisco são divinos!

Outro grande prazer do Verão português é a abundância da deliciosa fruta local. Aos morangos do início do Verão seguem-se as cerejas, os pêssegos, as nectarinas, os damascos, as ameixas, os figos, os marmelos e os melões que, com o avançar do Verão, surgem de todos os tamanhos e variedades. Devoramos gulosamente a fruta sazonal local, que é parte essencial de todas as nossas refeições. É incrível como combinam bem o presunto de porco preto e uma fatia de queijo de ovelha de Serpa, acompanhados por um Chaminé tinto ou branco servido a uma temperatura refrescante de 16 ºC, e uma fatia de melão, figos frescos ou damascos! Junte a estes um pão caseiro saído do forno de pedra da vila poucas horas antes, e sente-se la fora, debaixo das estrelas, até altas horas de madrugada apreciando os simples prazeres do Verão!

Um pouquinho de minhas origens... Bjus... LUiza...


2 comentários:

  1. E mammis só quem já esteve lá é que consegue imaginar ou saber o que é este momento único de de beleza e abundância dos prazeres que as uvas e o vinhos podem proporcionar

    Te amo
    Um beijinho
    Teu filho

    ResponderExcluir
  2. Olá meu filho, muito me alegrou ver teu recadinho amoroso por aqui!
    Te lembrastes com certeza e com um toque saudosista dos dias que estivemos por lá... Que oportunidade a vida nos deu, apreciamos a boa comida,os vinhos e frutos da terra,porque não só as uvas mas lembras de quando fomos às cerejas? - A apanhá-las no pé daquela frondosa Árvore com sua copa carregadinha das cerejas mais doces que já saboreamos. Ah!que saúdades,que dias foram aqueles ao lado de nossos primos tão queridos...
    Te amo filho querido...
    Bjus... Mamis...

    ResponderExcluir